domingo, 16 de maio de 2010

O Lar


.


Aldeia de Portugal


Perdidos de amor,
por ti minha aldeia infragado.
Odestino me separou de ti,
e abandonou a minha alma.
Neste amor tão distante
em pensamento tão amante,
perdido infragado,
eu te vendo ao longe
nos castelos dos pecados.
se eu pudesse rasgaria o cé
para ficar sempre a seu lado.
Este amor perdido,
sem caminho sem estrada
sem mar para navegar.
É um espelho do céu a procura.
Choro, grito e canto por ti
e corro sem razão
E eu ajoelhada aos seus pés,
finjindo que pertenço a outra nação.
Sou um amor perdido,
procurando o abandono...

Umbelina Nascimento Nunes Reis

Um comentário:

Dona Umbelina nasceu dia 25 de Dezembro de 1922, na aldeia de Pombares, Trasosmontes, em Portugal. Quando ainda era menina sua mãe vira a falecer deixando esta responsabilidade para ela a filha mais velha que havia de cuidar de todos os irmãos para o pai poder trabalhar na lavoura. Sob estas condições não pode estudar...
Analfabeta, Umbelina desenvolveu um dom único, de transformar em poesia, coisas inperceptiveis aos olhos da rotina. Mostrando a beleza, a alegria, e os desgostos escondidos nas insignificancias do dia-a-dia.