terça-feira, 25 de outubro de 2011

LOUCURAS



Escrevo o que fui,
Escrevo o que sou,
Escrevo loucuras que a memória me ensinou.
Sou assim!
Não escrevo poemas que fogem de mim!
Viajo sem identidade,
Dou a volta ao mundo para não te falar a verdade.
Desfolho os poemas,
Flores do abandono que o vento levou.

Um comentário:

  1. Um dia, creio que em 2008 ou 2009, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. Sua aparência simples, de sotaque carregado, lembrava-me meus avós de Azeméis. Foi no terminal rodoviário da minha cidade do interior do RJ e me lembro que, ao chegar seu transporte, apertou em minha mão um papel em que estava escrita uma poesia sua: "Nós e o mundo". Tocou-me porque fala do professor, sua importância, e serei professor. Foi, de verdade, uma honra, um grande prazer.

    ResponderExcluir

Dona Umbelina nasceu dia 25 de Dezembro de 1922, na aldeia de Pombares, Trasosmontes, em Portugal. Quando ainda era menina sua mãe vira a falecer deixando esta responsabilidade para ela a filha mais velha que havia de cuidar de todos os irmãos para o pai poder trabalhar na lavoura. Sob estas condições não pode estudar...
Analfabeta, Umbelina desenvolveu um dom único, de transformar em poesia, coisas inperceptiveis aos olhos da rotina. Mostrando a beleza, a alegria, e os desgostos escondidos nas insignificancias do dia-a-dia.