domingo, 14 de março de 2010

A Louca

.

Analfabeta, Umbelina desenvolveu um dom único, de transformar em poesia, coisas inperceptiveis aos olhos da rotina. Mostrando a beleza, a alegria, e os desgostos escondidos nas insignificancias do dia-a-dia.

Uma loucura analfabeta

Uma grande caravela,
Ao longe no mar perdida.
E a analfabeta louca
Só penso em escrever
Passava pelas areias descalça,
E olhava o que o pé escrevia.
O pé cinco dedos
Cada um tinha um tamanho,
E um formato diferente.
Nenhum era igual.
Eu cada vez mais apaixonada.
E não me conhecia.
Olhava para o espelho de vidro ofuscado
Achava-me a rainha do pecado.
O vidro se quebrou!
O coração do imigrante,
Uma estrela que brilhou.
Somos,
Nos mesmos.
E assim a loucura vai passando por mim.
E eu procurando a civilização.
E tudo se afastou.

Umbelina Nascimento Nunes Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dona Umbelina nasceu dia 25 de Dezembro de 1922, na aldeia de Pombares, Trasosmontes, em Portugal. Quando ainda era menina sua mãe vira a falecer deixando esta responsabilidade para ela a filha mais velha que havia de cuidar de todos os irmãos para o pai poder trabalhar na lavoura. Sob estas condições não pode estudar...
Analfabeta, Umbelina desenvolveu um dom único, de transformar em poesia, coisas inperceptiveis aos olhos da rotina. Mostrando a beleza, a alegria, e os desgostos escondidos nas insignificancias do dia-a-dia.